Na decoração, na arquitetura, no dia-dia, o minimalismo está cada vez mais presente. Leves traços potencializam o sentido e o porquê de existir. Seja em ambientes internos ou externos, a valorização dos detalhes nunca foi tão atendida: desenhos simples e sem “firulas” mas com muita representatividade estão em alta.


Minimalismo está diretamente ligado a duas coisas muito importantes. Primeiro, a modernidade, pois ao passar do tempo o mundo tende a se tornar minimalista, o desapego dos exageros está em alta, quanto menos melhor. Segundo, a praticidade, que decorre desse sentimento de não precisar de muita coisa, de conseguir fazer mais com menos.

O setor moveleiro que sentiu na pele essa “era minimalista”, a busca por móveis multifuncionais e simples está acirradíssima, fato que levou arquitetos e designers de produtos a optarem pela qualidade ao invés da quantidade.

Ao decidir pelo minimalismo em seus ambientes é importante separar tudo aquilo que é de extrema importância para si, peças e objetos que são usados no dia-dia. Seja em casa, na empresa ou no escritório, se livre do que está há “séculos” parado e você “acha” que um dia vai utilizar. Isso vai tirar um peso dos ombros e acredite vai otimizar seu tempo. Estudos apontam que quanto mais informações visuais nós temos, mais difícil é nosso processo de raciocínio lógico.

Pois bem, voltando ao minimalismo na decoração, vamos mostrar imagens que levam esse clima mais “clean” para dentro de casa. Traços retos e cores sem exageros vão estar muito presentes por aqui.

Home Office minimalista

  • Aqui, nada além do necessário para um home office
  • Além da paleta de cores simples, a decoração também não leva nada de extravagante.

Sala minimalista

  • Sala de estar com piano clássico, ambiente clean.
  • Decoração de luxo porém com toque minimalista, sem exageros.

Casa minimalista

  • Traços retos, sem fugir da arquitetura moderna.
  • Traduzido em uma casa, os traços mínimos, sem curvas e enfeites, são o que levam elegância ao imóvel.

Enfim, minimalismo traduzido, é o princípio de reduzir ao mínimo o emprego de elementos ou recursos. Sendo assim lembre-se, menos é mais, em qualquer lugar e ambiente que você estiver.